
Durante a semana eu almoço sozinha e confesso que muitas vezes dá uma certa preguiça/desânimo de cozinhar só para mim. Então sempre que dá eu tiro algumas horas de algum dia mais livre para adiantar algumas coisas para durante a semana.
Hoje postei no instagram o resultado das marmitinhas que fiz para congelar. Foram 8 porções e embora sejam coisas bem simples, como algumas pessoas pediram, vou explicar como fiz.
# Arroz de Couve-Flor
1 couve-flor grande
3 dentes de alho
Sal a gosto
Higienize a couve-flor e triture no processador. Em uma panela frite o alho em óleo ou azeite e junte a couve-flor. Coloque sal a gosto e refogue até cozinhar.
# Legumes refogados
1 abobrinha grande ralada
2 cenouras médias raladas
1 brócolis ninja pré-cozido e picado
3 dentes de alho em lâminas
Sal e temperos a gosto (eu usei chimichurri)
Refogue o alho em um pouco de óleo ou azeite e junte a cenoura. Adicione a abobrinha e por último o brócolis. Tempere com sal e outros temperos a gosto. Retire do fogo quando ainda estiver al dente.
# Hambúrger de Frango
Essa receita eu já dei nesse outro post: Salada Coleslaw, Hambúrguer de Frango e Legumes Assados.
Montagem
Divida o arroz de couve-flor e os legumes em 8 porções iguais. Adicione a proteína de sua preferência, eu escolhi o hamburger de frango, que funciona muito bem para congelar e não fica ressecado na hora de esquentar.
Coloque as marmitas abertas na geladeira e quando estiverem completamente geladas, tampe e leve ao freezer ou congelador por até 3 meses.
Embalagens
As embalagens para as marmitas podem ir ao freezer e ao micro-ondas. Comprei em uma loja de embalagens e 10 unidades saíram R$8,30. Em quantidades maiores o preço vai ficando menor.
Elas podem ser reutilizadas.
Fez alguma receita aqui do blog? Posta foto no instagram e me marca com #tamarareceitas 😉
10 Comentários
Adorei! Obrigada por compartilhar.
Tami do céu, eu AMEI essa idéia! Já cogitava começar a encomendar marmitas saudáveis agora que estou pegando bastante trabalho (sinônimo de zero disposição pra cozinhar), mas seu post me fez pensar: por que não fazer as minhas próprias marmitas? <3
Adorei mesmo! =***
Pam é a melhor coisa. Claro que uma comidinha feita na hora é sempre melhor, mas para aqueles dias mais corridos, ou quando bate desânimo de cozinhar, elas te salvam de comer besteira!
Não sabia que era possível congelar os legumes já refogados!!! Aqui, eu também almoço sozinha e faço marmitinhas para a semana toda ! (Muito sem graça cozinhar porções únicas todos os dias)
Acabo não comendo legumes durante a semana por não querer cozinhar meio brócolis, por exemplo hihih! Vou tentar aqui. Amei a dica!
Eu também passei muito tempo sem saber isso, mas me chamou a atenção quando comecei a ver lojas especializadas que vendem comida saudável e caseira congelada. Aí resolvi procurar saber mais sobre isso e olha, quebra o maior galho.
Muito legal. Já tenho costume de congelar muita coisa, mas nunca congelei uma refeição assim completa. O legal também é que no frio eu desanimo de comer salada gelada, então comer os legumes já é bom.
Adorei, super prático né? Fiquei com muita vontade de testar esse arroz de couve flor… pra mim que passo o dia fora de casa ter uma marmitinha dessas me ajudaria e muito! E realmente, cozinhar só pra você não é algo muito estimulante… bate sempre aquela preguiça chatinha…
APAIXONADA nesse arroz de couve flor =O
Sobre as marmitinhas, rola comprar umas de vidro que você pode lavar e não vão pro lixo também! As vezes tem umas promos aqui nas Americanas e sai 9,90 cada =D
[…] a Tamara ensinou a fazer arroz de couve flor, legumes e hamburguer de frango, uma opção saudável e […]
Preciso começar a fazer igual! Tbm acho um saco cozinhar só pra mim, mas acho que no final compensa se for para congelar tudo!
Bjus