Minhas impressões da Panasonic Lumix DMC-G7

14-04-2016 20 Comentarios

Resolvi dividir a minha experiência com a Lumix G7 em três posts para deixar tudo mais organizado e também porque serão posts longos. Geralmente sou mais objetiva, mas encontrei tão pouco material sobre o assunto em português, que achei por bem contribuir de uma forma mais detalhada. O primeiro post foi Porque troquei a Canon pela Panasonic, este aqui é um “Primeiras Impressões” e o próximo será um Review mais detalhado sobre as funções.

Escolhi a Lumix G7 para gravar vídeos. Em um primeiro momento a idéia era ficar com ela, manter a Canon T5i para fotos e depois de estar familiarizada com as duas em várias situações escolher uma e desapegar da outra. Nunca achei necessário ter duas câmeras como essas para o meu tipo de uso, pelo contrário, minha intenção é e sempre será simplificar e diminuir a quantidade de coisas.

Pois bem, a G7 ia chegar no dia do meu aniversário, mas como ia passar o dia fora e sim estava muito ansiosa para pegar a câmera que deveria ter chegado uns dias antes, passei no correio, peguei ela e saí para fazer o que tinha programado.

Fiquei com a câmera na bolsa e ali ela já começou a me ganhar. Não parecia que eu tinha uma câmera dentro da bolsa, a diferença do peso das duas em teoria não é muita coisa, mas na prática foi gritante.

Panasonic Lumix DMC-G7 Lentes: 14-42mm, 42.5mm 1.7 e 20mm 1.7
Panasonic Lumix DMC-G7
Lentes: 14-42mm, 42.5mm 1.7 e 20mm 1.7

Passei os últimos 6 anos totalmente habituada aos menus da Canon e em um primeiro momento dá um certo medo da quantidade de botões da G7 e daquele menu totalmente novo para mim. Basicamente as funções são as mesmas em todas as câmeras, eu sei, mas ela tem algumas diferentes que eu ainda estou descobrindo como usar da melhor maneira. O menu em si é bem simples e intuitivo, mas a minha dificuldade está sendo em funções novas que eu não conhecia.

Sou do time das pessoas que gosta e lê manuais e o manual da G7 é bem limitado. Ele basicamente te ensina a montar a lente, colocar a bateria e clicar. Não tem detalhes sobre cada uma das funções e para que servem, então estou aprendendo meio que sozinha mesmo.

image672

Acho que em uns 3 dias testando a câmera me senti segura em escolher a G7 e deixar a T5i ir embora.

Eu tinha a T5i com lente 18-55mm e lentes 24mm 2.8 STM e 50mm 1.8 STM. Para substituir esse kit, além da 14-42mm que veio com a G7, comprei uma 20mm 1.7 e uma 42.5mm 1.7 e só tenho elogios para essas duas lentes.

Para ser bem honesta, achei a 14-42mm muito boa para uma lente de kit. Ainda assim, a menos que você tenha dinheiro para comprar uma lente zoom clara muito incrível, sempre vale a pena investir em lentes prime (fixas) porque a qualidade delas sempre será superior.

Há uns meses fiz um post sobre a 24mm 2.8 da Canon e comparei com a 18-55mm do kit. Dessa vez fiz o mesmo com as lentes lumix 20mm e 14-42mm do kit.

Então nos exemplos abaixo (clique para ampliar) é possível ver não apenas uma comparação entre lentes do kit x primes, como também o resultado em cada uma das câmeras:

Esquerda: Canon 18-55mm STM em 24mmDireita: Canon 24mm 2.8 STMCâmera: T5i
Esquerda: Canon 18-55mm STM em 24mm
Direita: Canon 24mm 2.8 STM
Câmera: T5i
Esquerda: Lumix 20mm 1.7 Direita: Lumix 14-42mm
Esquerda: Lumix 20mm 1.7
Direita: Lumix 14-42mm em 20mm
Câmera: G7

Nenhuma foto foi tratada, estão exatamente como saíram das respectivas câmeras. Em cada um dos exemplos as duas fotos foram feitas com a mesma abertura, velocidade, ISO, balanço de branco, perfil de cores, etc… A única coisa que mudou foi a lente.

Não sei explicar qual a tecnologia usada pela Panasonic já que essa câmera tem um sensor menor, mas na prática tenho notado minhas fotos mais claras e mais nítidas do que eram antes usando basicamente as mesmas configurações.

Quando fazia fotos com a Canon, era regra sempre abrir o photoshop e colocar um pouquinho mais de brilho, contraste e unsharp mask para melhorar a nitidez.

Com a G7 eu não sinto essa necessidade, quando zero o fotômetro minha foto já sai “pronta” da câmera.

Outra diferença grande que notei: raramente usava uma lente como a 50mm em 1.8 que é a abertura máxima porque sabia que só uma área muito pequena da foto ia ficar em foco e o resto não teria nitidez nenhuma.

Só que mesmo usando abertura 1.7 na G7, ainda vejo bastante nitidez nas fotos. E claro que isso tudo também vale para os vídeos.

Lente 42.5mm 1.7 Abertura 1.7 Velocidade 1/400 ISO 400
Lente 42.5mm 1.7
Abertura 1.7
Velocidade 1/400
ISO 400

No próximo post que será o último dessa série de 3, vou focar mais sobre as principais funções e a usabilidade de cada uma delas.

20 Comentários

  • […] Esse é o terceiro (e último) post de uma série que fiz sobre a Panasonic Lumix G7. O primeiro foi “Porque troquei a Canon pela Panasonic” e o segundo “Minhas impressões da Panasonic Lumix DMC-G7”. […]

  • 1 2

    Deixe um Comentário

    Categorias

    Últimos Posts

    Newsletter

    Receba atualizações por email

    ×